Terapias Integrativas

As Terapias ou Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são técnicas e métodos que visam a promoção da saúde, bem-estar e longevidade do ser humano, considerando mente, corpo e alma como um todo integrado.


As Terapias Integrativas consideram que os desequilíbrios podem ser causados por fatores físicos, emocionais, sociais e ambientais em conjunto e que portanto não possuem uma causa única e, que a saúde e o bem-estar são a consequência do equilíbrio e da harmonia entre todos estes fatores.

As Terapias Integrativas são práticas e técnicas direcionadas para cuidados na área da saúde com uma visão mais ampliada da relação entre Terapeuta Holístico e paciente, focada para ajudar a promover uma vida com mais harmonia.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

As práticas propostas pela Terapia Integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias e desajustes energéticos existentes. Para isso, essa área, através de diversas técnicas naturais, holísticas e complementares, procura a melhora em todos os sentidos e a origem do problema.


As Terapias Integrativas não funcionam separadas da medicina convencional, ao contrário, essas técnicas e práticas baseiam-se na união de conhecimentos e na construção de um saber mais efetivo, amplo e profundo, atuando de forma complementar. Esse esforço de unir técnicas, práticas e conceitos pretende produzir um grande corpo de conhecimento voltado para a conquista da qualidade de vida e bem-estar.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. 

As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento médico tradicional. As técnicas naturais, holísticas são um adicional, um complemento no tratamento e, são indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

Aromoterapia

We're always working on something. Most of the time, we're focused on getting results for our clients. But every so often we get the chance to experiment with new concepts and ideas.

Cromoterapia

A Cromoterapia é uma terapia integrativa não invasiva que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito, o seu equilíbrio natural.

A cromoterapia é uma estratégia de terapia da psicologia que apresenta os seguintes benefícios:
 Alívio dos sintomas de determinada doença através da cor absorvida pelo corpo;
 Melhoria do bem-estar físico e mental;
 Diminuição do cansaço físico;
 Diminuição dos transtornos do sono;
 Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
 Estimulação do Sistema Nervoso Central;
 Melhoria do funcionamento do coração;
 Promoção da sensação de bem-estar;
 Ajuda no tratamento de insónia;
 Estimula a circulação sanguínea;
 Alivia o stress;
 Diminui os sintomas da ansiedade;
 Trata crises de pânico.

Auriculoterapia

Como o próprio nome indica a Auriculoterapia é um tratamento feito a partir do pavilhão auricular, onde existem centenas de pontos que ao serem estimulados através da acupuntura ou da colocação de sementes, tem a capacidade de produzir sensações de bem estar, relaxamento, alívio da dor podendo esse efeito ser sentido quase de imediato. 
Sendo uma técnica terapêutica a Auriculoterapia pode ser usada quer seja por si só ou como complemento a outras terapias, uma vez que tem excelentes resultados em ambas as situações.

Ansiedade

Deixar de fumar

Obesidade

Dores articulares

Dores ciáticas

entre outros...

Cristaloterapia

A Cristaloterapia é uma terapia complementar que utiliza cristais, pedras preciosas e semi-preciosas para auxiliar o ser humano a retomar o seu equilíbrio energético, o que irá refletir-se num aumento da qualidade de vida e bem-estar. 

A Cristaloterapia é considerada um método de tratamento Holístico, pois trabalha a nível físico, emocional, mental e espiritual, ou seja, considera cada ser humano como um todo. 

Os cristais são capazes de canalizar, dissolver e transmutar energias e os campos eletromagnéticos gerados na consulta podem equilibrar problemas gerais ou ser aplicados em tratamentos específicos. 

Cada consulta tem a duração de 60 a 90 minutos e inclui todos os cristais necessários para a realização do tratamento. Para haver um resultado evidente, é necessário um acompanhamento mínimo de 4 sessões iniciais (uma sessão por semana). 

   

Benefícios da Cristaloterapia:

Alivio do stress e de estados ansiosos; 

Alivio da dor; 
Auxilio em insónias e fadiga; 

Sensação de bem-estar, relaxamento profundo e serenidade; 

Elimina velhos padrões, crenças auto-limitadoras e traumas; 

Equilíbrio da energia vital; 

Prevenção de doenças pela remoção de energias negativas e bloqueadas; 

Aumento do nível de energia e vibração energética; 

Auxilio em processos de cura. 

Reflexologia Podal

 A Reflexologia Podal é uma terapia natural não invasiva, que através da estimulação de pontos específicos no pé estimula a auto-cura do organismo, partindo do princípio que todos os órgãos do nosso corpo estão conectados com os nossos pés.

Esta terapia através da estimulação desses mesmos pontos ajuda a aliviar problemas tais como o stress, a dor, tensão muscular, distúrbios de sono entre outros contribuindo assim para um melhor bem estar no dia a dia. 

Ventosaterapia

Técnica de aplicação de ventosas na pele que ao criar um vácuo faz a sucção da mesma, ajudando assim a controlar a corrente sanguínea do corpo, podendo ser utilizada como tratamento por si só ou como tratamento complementar com outras terapias tanto a nível terapêutico como estético.

 

Celulite

Dores musculares

Desintoxicação do organismo 

Relaxa corpo e mente

entre outros...

Tui-Na

O Tui-Na e só uma das mais antigas formas de tratamento dentro da MTC, sendo mesmo uma especialidade médica que utiliza as mãos como seu principal instrumento para tratar inumeras patologias tais como ciatalgias, lombalgias, cervicalgias, contraturas, problemas articulares, stress, problemas emocionais, entre outros.

Isto pode ser comprovado na história médica de uma das mais antigas nações do mundo, uma vez que o costume de esfregar, comprimir, amassar ou bater com as mãos nos próprios corpos ou no de outra pessoa tinha como objectivo acabar com o frio ou o desconforto causado pela fadiga, causado muitas vezes pelas intensas batalhas, sendo assim um instinto do ser humano. 

Massagem Relaxamento

 Sendo uma massagem profunda e relaxante, a Massagem de Relaxamento restabelece o equilíbrio de corpo e mente, é feita com óleos essenciais selecionados e um conjunto de várias técnicas específicas que tem como objectivo promover a circulação sanguínea, remover toxinas, aliviar o stress do dia a dia e restabelecer a área psico-emocional, fisiológica e energética de cada indivíduo, contribuindo portanto para um bem estar geral do organismo. 

Massagem Terapêutica

A Massagem Terapêutica difere um pouco da Massagem de Relaxamento uma vez que é mais localizada, sendo o seu objectivo principal a recuperação gradual da zona afectada. 

 

A prevenção e tratamento de determinados problemas de saúde tais como stress, contraturas, edemas, espasmos musculares, tensão nervosa, cervicalgias, lombalgias, ciatalgias são só alguns dos muitos benefícios desta Massagem, que ao actuar directamente na recuperação, tonificação, regeneração de tecidos e reabilitação motora promove uma maior flexibilidade e mobilidade ao paciente, contribuído de forma significativa para um aumento da sua qualidade de vida.

Massagem Desportiva

Todos os atletas, sejam eles amadores ou de alta competição têm como objectivo melhorar a sua capacidade física tornando-se mais competitivos, ou pura e simplesmente superarem-se a si próprios. Um plano de treinos adequado é essencial para conseguir tais objectivos, pois é através deste que a resistência, velocidade e força se conseguem aumentar. Mas é aí precisamente que surgem os problemas, pois com o aumentada exigência aumenta também a probabilidade de surgirem lesões musculares e tendinosas, lesões estas que podem chegar ao ponto de impedir o atleta de treinar e mesmo competir durante algum tempo levando assim à sua paragem.

Segundo estudos efectuados, quando um atleta aumenta a sua rotina de treinos, quase sempre, isto para não dizer sempre, leva os músculos à exaustão causando um enorme stress nos tecidos musculares, aliado e este aumento excessivo a ausência de alongamentos levam a dores musculares que na maioria das vezes são ignoradas pelos próprios atletas, tornando-se mais tarde em crônicas ou até mesmo a lesões graves. Surge então a Massagem Desportiva como forma de encorajar os músculos a recuperar após os treinos ou competição, pois através desta consegue-se aliviar tensões musculares e facilitando a não acumulação de ácido láctico nos músculos, promovendo um retorno de sangue e oxigênio aos mesmos a um ritmo normal fazendo assim uma recuperação mais eficaz dos tecidos tornando-os mais fortes e resistentes.

Aliar os benefícios da Massagem Desportiva com o desporto ajuda a preparar, manter e recuperar os atletas para a pratica do mesmo, devendo por isso ser considerada como actividade complementar ao desporto, tornando-a assim tão importante como a alimentação ou suplementação. 

Meditação Guiada

A Meditação guiada promove a cura através da remoção de bloqueios energéticos no corpo restabelecendo a circulação e o fluxo de energia vital que age como catalisador para acelerar a velocidade das reações bioquímicas envolvidas no processo de cura natural do corpo. Auxilia também o alinhamento de energias levando ao reencontro com a nossa essência. 

Esta técnica apresenta um profundo e positivo impacto na nossa vida apesar da sua simplicidade, pois é um método rápido e eficiente para auxiliar no tratamento de desarmonias físicas, psicológicas, emocionais e espirituais. 

   

Alguns dos benefícios são:

Equilíbrio da energia vital; 

Remoção de bloqueios energéticos que geram doenças; 

Auto Defesa  e fortalecimento energético; 

Relaxamento e alívio do stress; 

Auxilio em casos de fadiga crónica; 

Alívio da dor; 

Alívio de insónias; 

Reforço do sistema imunitário; 

Redução dos sintomas de quadros ansiosos; 
Prevenção de doenças pela remoção de energias negativas e bloqueadas; 

Aumento de recuperação em casos de pré e pós-cirurgia. 

Reiki


Todas estas técnicas são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.